25/11/21

Sindha Experience e o futuro da hotelaria e da gastronomia para 2022

O Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região e o BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul irão realizar mais uma edição do projeto Sindha Experience, que destaca, junto com convidados, os desafios e inovações empresariais das mais diferentes áreas. A sétima edição do evento tem como tema a retomada e os rumos da hotelaria e da gastronomia para o próximo ano.

A live deste mês tem como convidados o presidente do SHPOA - Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre, Carlos Henrique Schmidt, o sócio-fundador do Di Paolo e presidente eleito do Sindha para a gestão 2022/2026, Paulo Geremia e o diretor do Ritter Hotéis, presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul (ABIH/RS) e presidente eleito do SHPOA, também para a gestão 2022/2026, José Reinaldo Ritter. O bate-papo será transmitido na próxima segunda-feira, 29 de novembro, a partir das 19h, nos canais oficiais do Sindha no Facebook e no YouTube.

O atual presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, que irá conduzir a live, crê na importância do debate com vistas a deixar o setor ainda mais sólido e pronto para enfrentar as adversidades, como aconteceu de forma mais contundente nos últimos dois anos. “Nós temos, para 2022, uma expectativa muito forte de crescimento em um setor de grande importância, não só para a cidade, como para o turismo em geral. Temos, como exemplo, a revitalização do Centro Histórico, que poderá impactar de forma positiva os hotéis, bares e restaurantes, bem como programas de fomento ao trabalho e emprego, trazendo de volta um enorme fôlego que a pandemia nos fez perder”, afirma.

As perspectivas positivas do setor para o próximo ano são compartilhadas pelo BRDE, que dispõe de um programa exclusivo para fomentar investimentos em toda cadeia ligada ao turismo. “Com o avanço da imunização contra a Covid-19, há uma tendência muito positiva para as viagens internas, em especial o ecoturismo, algo que na região Sul do país tem grandes atrativos aos turistas, incluindo a gastronomia. Somos parceiros pois acreditamos que toda a cadeia do turismo tem condições de ampliar bastante o seu peso na nossa economia regional”, observou a diretora de Operações, Leany Lemos.

Através do programa BRDE Turismo, o banco oferece empréstimos com carência de até 60 meses para investimentos fixos, como é caso de projetos de implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos. O prazo do financiamento é de até 25 anos. Já na compra de equipamentos e capital de giro isolado (recursos que ajudam no fluxo de caixa das empresas), o prazo de financiamento é de 72 meses e carência de um ano.

O Sindha Experience, que iniciou no mês de maio e segue até dezembro, conta com um evento online por mês, sempre com personalidades que dominam os assuntos compartilhando experiências e levando insights para inspirar o público, que pode acompanhar tudo ao vivo pelas redes sociais do Sindha.