10/04/19

Sindha leva realidade dos empresários para Conselho de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio do RS

O Sindha, enquanto entidade integrante efetiva do Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio (COESPPCI) do Governo do Estado, participou da primeira reunião do ano do comitê - formado por 42 órgãos e entidades, entre executivo estadual, representantes de classes e outras organizações - que atua para contribuir com soluções para a prevenção de incêndios no Rio Grande do Sul.

Representando os empresários da gastronomia e hotelaria, o presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt, participou do encontro, que ocorreu na FIERGS. Ele levou a preocupação do setor quanto às incertezas envolvendo o Alvará de Plano de Prevenção e Combate à Incêndio (PPCI). “Somos uma categoria de muitos estabelecimentos em que as próprias famílias gerenciam os negócios e percebemos uma preocupação. Muitas vezes, as solicitações são atendidas e, a cada nova fiscalização, surgem novas tarefas, parecendo uma gincana, sempre com algo novo e pessoas diferentes fiscalizando. Isso gera muita insegurança e os nossos representados demonstram isso. Ficamos felizes de que vocês em ver que estão tomando um caminho para resolver essa situação”, relatou Schmidt.

Na ocasião, foi apresentado o Decreto atualizado que institui o Conselho, com a inclusão de membros e apresentação das atribuições, envolvendo os 12 batalhões do Corpo de Bombeiros no Estado. “Muitas vezes, é mais importante uma recomendação do que simplesmente multar. Muitos estabelecimentos são de pessoas que têm dificuldade em entender essa demanda e é importante que a corporação perceba a necessidade desta classe que é enorme e gera muitos empregos”, completou o presidente.

A reunião, que foi conduzida pelo comandante geral dos Bombeiros no RS, Coronel Cesar Eduardo Bonfanti, contou com a presença de outras entidades, como Sebrae, Famurs, Sinduscon, Federasul, Fiergs, Secovi-RS, Fetag e OAB-RS.