04/02/21

Sindha oferta cursos com foco em gestão e legislação durante o mês de fevereiro

A chegada da vacina, além de trazer esperança para diversos setores, também acendeu uma luz de interrogação: “Como será o pós-pandemia e como é possível preparar equipes para enfrentar este novo momento?”. Independente do cenário que se apresente, a qualificação profissional sempre é uma boa estratégia para se preparar para o futuro, permanecer atualizado ou mesmo se reposicionar no mercado. Com isso em mente, o Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região oferece novas oportunidades de qualificação para profissionais de gastronomia e hotelaria neste mês de fevereiro. Serão ofertados dois cursos e um workshop em modalidade online.

A primeira opção é o curso “Boas Práticas para Serviços de Alimentação – Alvará Porto Alegre”, que ocorre de maneira presencial de 8 a 11 de fevereiro, das 16h às 20h. Ao longo da capacitação, coordenada pela pós-graduada em Gestão da Segurança de Alimentos, Antônia de Sousa Cunha, os participantes serão apresentados a exemplos e práticas necessárias para a manipulação de alimentos. A intenção do curso é habilitar os profissionais para que atendam a legislação vigente em seus estabelecimentos, sendo que o curso é obrigatório para obtenção do Alvará.

Na mesma semana, nos dias 8 e 9 de fevereiro, ocorre o workshop “Segurança de Alimentos para Cantinas Escolares”. A capacitação ocorrerá de forma online, das 9h às 11h. A mestra em Nutrição e Alimentos Maria Cristina Furtado será a instrutora da capacitação, que buscará atualizar os cantineiros sobre os protocolos e os cuidados na manipulação dos alimentos, já que grande parte desses profissionais estão afastados da operação desde o início da pandemia, e o retorno às aulas presenciais está previsto para a segunda quinzena de fevereiro. O curso também tratará da lei que restringe os alimentos que podem ser vendidos nestes espaços, bem como atualizá-los em relação às adaptações necessárias no cardápio.

O último curso do mês está marcado de 23 a 25 de fevereiro, das 19h às 21h. A capacitação “Recrutamento e Seleção com foco em Entrevistas por Competências” será ministrada de forma online. Sob a orientação de Eveline Tomazi, formada em Programação Neurolinguística (PNL) e Coaching, os alunos trabalharão técnicas de entrevistas, além de aprender como montar um perfil e modelo de competências, roteiros de entrevistas, entre outras técnicas para garantir contratações mais efetivas.