06/05/16

Sindha promove curso com foco em controle de custos para restaurantes driblarem a crise

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (SINDHA) promove o curso de capacitação por módulos “Controle de Custos: Atitudes para driblar a crise”. O programa de capacitação é idealizado para profissionais que trabalham, ou que venham a trabalhar na gestão de custos, produção, criação ou manutenção de cardápios, assim como no aprimoramento da organização dos processos e controle do estoque.

Uma das palestrantes do curso, a consultora e nutricionista, Samantha Mallmann Lessa, avalia a importância do tema: “O controle de custos traz padrões para que se faça uma analise crítica dos gastos, agindo de forma coerente e visando a lucratividade”. Ela ainda complementa que o objetivo é o gestor poder “Enxergar onde se está perdendo e onde pode ser melhorado”.

Os módulos do curso estão divididos em Elaboração de Cardápios, focado em conhecimentos culinários e dos tipos de serviço, perfil do cardápio e da clientela, planejamento e implantação de cardápios e elaboração de fichas Técnicas; Gestão de Custos do Cardápio, com conteúdo embasado em definição e conceitos, introdução à análise de custos do cardápio, desenvolvimento de fornecedores e sazonalidade, rendimento e Fator de Correção, custos diretos e indiretos; e Controle de Estoques, com focos em conceituação e aplicações, métodos simplificados e classificação, níveis de estoque (tempo de reposição, estoque de segurança, conceituação, métodos simplificados), custos de renovação dos estoques (custo de aquisição, custo de armazenagem, custo total), métodos de controle de estoque (sistema de máximos e mínimos, sistema de reposição periódica, sistemas visuais), controles de recebimento e armazenagem, entre outros.

O curso também conta com a instrução da consultora sócia Proprietária da Nutrientes consultoria de alimentos Ltda, Maria Cristina Furtado. O investimento é de R$ 200,00. Para sócios do SINDHA, o curso é gratuito.

Inscreva-se aqui no curso.