15/10/21

Sindha promove encontro para discutir o Programa RS TER, do governo do Estado

O Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região recebeu nesta quinta-feira (14) o secretário do Trabalho, Emprego e Renda do Rio Grande do Sul, Ronaldo Nogueira. O encontro foi marcado pela apresentação e discussão do Programa do Governo do Estado, o RS TER. O projeto busca fomentar o segmento do turismo não só na Capital Gaúcha, como para todo o Estado.

O Secretário Ronaldo Nogueira salientou a necessidade de preparar e incentivar a mentalidade empreendedora dos gaúchos. "Precisamos estimular a cultura de formar empreendedores, com ambição de ser empresários. Estimular, capacitar e oferecer meios para que o negócio de cada um deles dê certo e, assim, estimule outras pessoas", reforça Ronaldo Nogueira.

O evento foi conduzido pelo presidente do Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt e contou com diretores do Sindha para a discussão de pontos do Programa. Schmidt reforçou ações que já vem acontecendo no Sindicato durante a pandemia para preparar profissionais para o mercado de trabalho: "O Sindha oferece cursos online e presenciais de capacitação para que as vagas que estão em aberto sejam preenchidas de forma qualificada e para que quando novas surgirem o mercado esteja preparado para a retomada. Entendemos que o Programa apresentado pode ser, sim, muito positivo para o Estado porque realmente dá asas ao setor, especialmente aos empreendedores. É um apoio fundamental".

Ao final do encontro o Sindha recebeu o convite para participar da construção do Programa RS TER, juntamente com o governo do Estado. O Sindicato irá prestar apoio na qualificação e capacitação de pessoas do setor da hotelaria e gastronomia. A reunião faz parte do projeto Sindha Recebe, organizado pela entidade e que promove discussões políticas importantes acerca do setor.