01/05/20

Sindha repudia decisão do Prefeito Nelson Marchezan de excluir bares e restaurantes de novo decreto

PRIMEIRO DE MAIO COM EMPRESAS QUEBRANDO E DESEMPREGO AUMENTANDO

"Neste primeiro de maio nós empreendedores ao lado de nossos colaboradores não temos o que comemorar. As demissões só aumentam", afirma o presidente do SINDHA, Henry Chmelnitsky. Segundo ele, conforme a última pesquisa o índice de demissões ultrapassava a marca de 25%.

O SINDHA tem usado todas as ferramentas possíveis visando minimizar o desemprego, apesar dos dados fornecidos pelo Estado e pelo Município de Porto Alegre, referente ao coronavírus, serem positivos fruto da política implantada. Neste caso, o Sindicato sempre esteve alinhado pensando no bem-estar da sociedade.

Mas para Henry Chmelnitsky, a renovação por mais trinta dias do Decreto 20.534 contempla a liberação para microempreendedores individuais e microempresários, excetuando Bares e Restaurantes. A grande pergunta que faz é por quê? Qual a justificativa? Estas categorias são iguais, empregam e recebem as mesmas quantidades de clientes, afirma Henry.

O SINDHA já entregou ao Prefeito Nelson Marchezan protocolos suficientemente fortes e rígidos que darão segurança a todos. Por isso, o presidente que representa a categoria reafirma que não pode concordar com a insensibilidade frente ao setor.

"Nosso repúdio a falta de isonomia frente a setores com características similares", diz Henry. Segundo ele, este 1º de maio será marcado por mais empresas quebrando e o desemprego aumentando.