19/03/20

Sindha se manifesta sobre pronunciamento do governador

O Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região, por meio de seu presidente, Henry Chmelnitsky, se manifesta a respeito da declaração do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em pronunciamento oficial, na manhã desta quinta-feira, 19 de março, sobre o decreto de calamidade pública diante da crise no Estado em virtude do Covid-19.

O setor da gastronomia e da hotelaria manifesta seu total apoio, de maneira constante, às medidas do governo estadual frente à necessidade de ampliar a prevenção no Estado, e é justamente por conta desta preocupação com as pessoas e com os negócios que nos colocamos totalmente contra a flexibilização de manter operando bares e restaurantes nas áreas de alimentação de shopping centers de Porto Alegre.

É uma total incoerência não incluir os estabelecimentos da gastronomia na determinação de fechamento obrigatório, uma vez que os shoppings já não registram mais circulação de público e sequer os sistemas de climatização estão sendo ativados. O esvaziamento destes centros de compras já é uma realidade e a economia do setor entrará em verdadeiro colapso se os restaurantes não forem incluídos na política de preservação, que dá o respaldo necessário para que não tenham de operar com suas estruturas completamente esvaziadas.