23/09/16

Sua marca já usou Snapchat e Instagram Stories?

Não? Quer seguir os exemplos de Bradesco e Sprite e mergulhar nessas duas ferramentas? Marcela Pasquarelli, da Zanox Brasil, sugere quatro passos para fazer isso.
Muito popular entre os adolescentes –que representam 85% de seus usuários –, o Snapchat tem ganhado cada vez mais adeptos, sendo a rede que mais cresce atualmente. Após apenas quatro anos de existência, o número de pessoas que usa o aplicativo diariamente já chegou a 150 milhões, de acordo com o site de notícias Bloomberg.

De olho nesta demanda, o Instagram não quis ficar para trás e lançou recentemente o ‘Instagram Stories’, um novo aliado das marcas na busca pelo relacionamento pela internet. Nos dois casos, o usuário pode postar fotos e vídeos em sequência, que ficam disponíveis por apenas 24 horas.

Com as duas ferramentas, as marcas ganham novas possibilidades de conteúdo para branding, lançamentos e promoções – desde curta-metragens, séries e teasers até transmitir eventos, fazer concursos e mostrar bastidores.

De forma geral, há duas formas de trabalhar com essas redes: uma é criando uma conta para a empresa, que passa a desenvolver conteúdo proprietário; outra, por meio de influenciadores que já atuem junto a uma audiência.

O Bradesco é um bom exemplo de marca que conseguiu incorporar o Snapchat ao seu core business.  Durante os Jogo Olímpicos Rio 2016, o banco patrocinador dos jogos, firmou parceria com a Taynara OG. A snapper, que conta com milhões de views na rede social, convidava seus seguidores a assistir à cobertura de todo o evento feita por ela no canal da marca.

Outra marca  que investiu na rede, no Brasil, foi a Sprite. A ação  consistia em convidar os consumidores a cadastrarem seus Snapcodes no site do refrigerante  para ter a oportunidade ter sua conta do Snapchat impressa em milhares de latas do refrigerante.

Veja quatro maneiras que vão fazer a diferença nos resultados de vendas:

1. Construa uma estratégia (com storytelling)

É possível utilizar o Snapchat e o Instagram Stories para promover o lançamento de produtos e serviços, como centro de uma campanha ou evento, além de ações para o seu público-alvo, usando outras redes como suporte. É importante lembrar que, nas duas ferramentas, tudo é ao vivo. Por isso, é essencial ter um storytelling bem desenhado, que gere um conteúdo atrativo.

1. Mostre seu produto em ação

Aproveite os aplicativos para mostrar as funcionalidades e benefícios de seu produto ou serviço. Utilize filtros e ferramentas de edição para adicionar humor nas ‘stories’, criando vídeos criativos e divertidos.

1. Mostre os bastidores

Na era dos reality shows, já não é novidade o fato das pessoas serem muito curiosas, então uma coisa legal de fazer é mostrar os bastidores da empresa. Usar as redes para mostrar como foi concebido o produto ou serviço, a equipe que teve a ideia ou cuidou do desenvolvimento daquilo que você está querendo divulgar pode gerar um buzz positivo e criar uma conexão com seu público-alvo.

1. Peça feedback de seu público

Faça parcerias com blogueiros e produtores de conteúdo para mostrar ou fazer review do produto e peça para que deixem um espaço para que o público deles passe um feedback. Snapchat e Instagram Stories permitem que os seguidores respondam aos clipes diretamente. Eles podem perguntar, por exemplo, se seus seguidores têm alguma opinião sobre o produto/serviço postado.

Usar Instagram e Snapchat Stories pode ser uma ótima oportunidade para seu conteúdo e marca. Pode ajudar a engajar seguidores, criando assim uma conexão mais forte para impulsionar as vendas. Comece já: se sua marca já usa Instagram, faça uma tentativa com a função ‘stories’ e experimente diferentes tipos de posts.

*Marcella Pasquarelli é gerente de marketing da filial brasileira da Zanox, agência de marketing de afiliação líder na Europa.

Fonte: HSM Management