14/11/18

Talk show com contadores explora ferramenta de conciliação para operações eletrônicas

Uma manhã de troca de conhecimentos e busca de novas práticas para a contabilidade, especialmente nas atividades que envolvem as operações eletrônicas. Assim foi a segunda edição do “Talk Show Para Contadores”, evento gratuito e promovido pelo Sindha, na manhã desta terça-feira (13/11), que levou aos participantes o tema “Operações Eletrônicas/Cartões: Oportunidade ou Ameaça”.

A ocasião reuniu o contador e diretor da Chamun Assessoria Empresarial S/S, Diogo Chamun, e o empresário Guido Gijsen para explorar ferramentas possíveis para o trabalho contábil quando o assunto é conciliação de cartões de crédito e débito dos clientes.

A equipe do Sindha abriu o evento destacando os produtos da entidade voltados às empresas associadas e aos contadores, com o objetivo de contribuir com a excelência das empresas do setor. O vice-presidente Institucional, Sandro Zanette, completou a apresentação. “O empresário, quando abre o próprio negócio, acaba nem tendo tempo de pensar em questões financeiro-administrativas.

Um exemplo é que 80% do nosso setor é composto por empresas de pequeno e médio porte, mas muitos empresários nem sabem o que é um demonstrativo de resultados, e esse é um dos papéis fundamentais dos contadores. Da mesma maneira que vocês podem oferecer serviços diferenciados para os clientes, o Sindicato faz um trabalho muito proativo para mostrar aos associados que eles devem buscar essas ações”, afirmou.

“O Sindha é uma entidade forte e reconhecida, que faz diferença para quem sabe usá-la. Pensando nisso, nossa ideia é alertar para um caminho possível em que empresas e contadores obtenham sucesso nas receitas”, declarou Diogo Chamun. O contador reforçou a mentalidade de que empresas precisam se manter saudáveis para que a atividade contábil esteja garantida. “Vivemos uma crise e, por isso, precisamos fazer mais pelo cliente, usar recursos de sobrevivência para que eles se mantenham de portas abertas. Gerar informação para que possam tomar as melhores decisões”, destacou.

A complexidade de trabalho envolvendo a conciliação de cartões de crédito e débito dos clientes motivou o encontro, oportunidade em que Guido Gijsen, proprietário da PROSistema, apresentou uma ferramenta acessória: o software Proconciliar, portal com acesso exclusivo para a contabilidade. “Por meio do sistema, é possível fazer um comparativo do que foi contratado, de modo que o cliente ainda pode utilizar os relatórios para negociar com a administradora do cartão”, explicou Gijsen.

Com o sistema, o contador pode controlar as taxas administrativas, readequar a utilização de máquinas, fornecer fluxo de caixa e identificar serviços cobrados, dentre outros benefícios. “O acesso ao demonstrativo de resultados com o fluxo de recebimento dos cartões figura no topo da lista dos principais benefícios dessa ferramenta, um serviço diferencial que torna essa contabilidade possível e mais completa em seu gerenciamento”, assegurou. Para os empresários do setor, a assinatura mensal do programa pode ser realizada por meio de convênio com o Sindha e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3225.3300.