05/02/16

Turismo alerta para perigo da exploração sexual infantil durante o Carnaval

Estabelecimentos do setor devem redobrar atenção nos quatro dias de folia, quando o fluxo de turistas aumenta em todas as regiões do país.
O Carnaval chegou e o viajante folião já está nas ruas aproveitando o que há de melhor nos principais destinos brasileiros. Mas, no momento em que o país recebe um alto fluxo de turistas, a proteção da criança e do adolescente se torna uma das prioridades do Ministério do Turismo.

Materiais da campanha “Proteja – Não Desvie o Olhar” foram entregues às secretarias de turismo das 27 unidades federativas. A ação, parte da agenda de convergência do Governo Federal, tem como objetivo prevenir e alertar a população contra a exploração sexual infantil.

Em fevereiro do ano passado foram registradas 350 denúncias relacionadas a exploração sexual infantil.  Os principais estados que recorram ao serviço foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Disque 100 – O serviço, coordenado pelo Governo Federal, recebe denúncias relacionadas à violação dos direitos humanos. As ligações são gratuitas e mantidas em sigilo. As denúncias relacionadas à violência sexual infantil são encaminhadas aos conselhos tutelares e às polícias Civil ou Militar das cidades. O atendimento é feito sem interrupção, durante 24 horas nos sete dias da semana.

A denúncia também pode ser feita pelo celular, por meio do aplicativo “Proteja Brasil”.

Turismo Sustentável e Infância – O Programa do Ministério do Turismo tem como objetivos a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos do turismo.

Fonte: Ministério do Turismo