26/01/17

Turismo Mundial cresce 3,9% em 2016 e bate recorde pelo sétimo ano consecutivo

O fluxo de turistas circulando pelo mundo cresceu 3,9% em 2016, registrando 1,23 milhões de viajantes.
 A alta no volume do turismo mundial é a maior dos últimos sete anos: no ano passado, houve mais 46 milhões de turistas do que em 2015 - fenômeno que não era registrado desde 1960. Os dados são da Organização Mundial do Turismo (OMT).

De acordo com o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, o resultado, além de positivo, mostra que "o Turismo tem demonstrado extraordinária força e resiliência nos últimos anos, apesar de muitos desafios, particularmente relacionados à segurança. No entanto, as viagens internacionais continuam a crescer fortemente, contribuindo para a criação de emprego e o bem-estar das comunidades ao redor do mundo".

Os locais que mais receberam turistas internacionais foram as regiões da Ásia-Pacífico e da África, que registraram aumentos próximos à 8%, seguido pelas Américas e Europa. Nas Américas, o impulso de chegada de turistas internacionais aumentou em oito milhões no total anual, chegando a 201 milhões de visitantes internacionais – mesmo em um cenário de crise econômica e financeira.

Já no Oriente Médio, muito por conta dos diversos atentados terroristas, foi protagonizada uma queda de 4% - porém esses números devem subir ainda este ano. Para 2017, a expectativa é de crescimento em todas as regiões – com um ritmo médio de 3% a 4%.

Fonte: FBHA