31/03/16

Vetada emenda que proíbe sal nas mesas de bares e restaurantes de Porto Alegre

A proibição dos saleiros e envelopes com sal sobre as mesas de bares e restaurantes de Porto Alegre voltou a ser assunto nesta semana. Isso porque a emenda da vereadora Sofia Cavedon (PT), que gerou polêmica ao proibir a exposição do produto em bares, restaurantes, cantinas de escolas, hospitais e centros de saúde foi vetada pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. O texto foi publicado terça-feira no Diário Oficial.

Conforme a prefeitura, o parecer técnico apontou inconstitucionalidade na medida. A emenda deve, agora, voltar a ser apreciada pelas Câmara de Vereadores. Serão necessários 19 votos para que o veto do prefeito seja derrubado.

O argumento da vereadora é de que a emenda a um projeto do vereador Delegado Cleiton (PDT), que cria o Programa Menos Sal, Mais Saúde e a semana de mesmo nome, endossaria a campanha a favor da redução do sal nos alimentos. Sofia define a proposta mais como uma ação educativa do que punitiva — o texto não prevê multa para os estabelecimentos que descumprirem a nova regra. Consumidores que desejarem o saleiro poderiam solicitá-lo aos garçons.

Fonte: ZeroHora.com